MERCADO

Estágio, fundamental na formação profissional do estudante

Edneide Lima

O estágio é uma etapa indispensável na formação profissional do estudante. Com o objetivo de fazer a ponte entre os estudantes e as organizações foi criado, em 1969, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL/BA, uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, vinculada à Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB.

Em 44 anos de atuação, o IEL Bahia já promoveu a inserção de mais de 180 mil estudantes do ensino superior, da educação profissional e do ensino médio em estágios curriculares, contribuindo para formar profissionais capazes de transformar a realidade das organizações. Além disso, o IEL promoveu capacitação de mais de 60 mil estudantes baianos com cursos e oficinas.

Com o aumento da procura por estágio, em virtude da grande inserção nos cursos superiores, alguns estudantes ainda têm um entendimento equivocado dessa etapa de vida, com interesse maior na remuneração em vez do aprendizado. Por outro lado, algumas empresas não aproveitavam o potencial dos seus estagiários para buscar a inovação e desenvolver futuros profissionais.

Visando ampliar o entendimento adequado do estágio por todos os envolvidos, o IEL/BA criou, em 16 de junho de 1999, o Fórum de Estágio da Bahia. Ao longo dos 14 anos de atuação, o Fórum vem debatendo e propondo melhorias para a legislação de estágio. Dentre elas vale destacar as 14 versões do Workshop de Estágio, com o objetivo de debater temas relevantes para a formação dos estudantes, como as boas práticas de estágio nas empresas. No interior do Estado, merecem destaque, pelo caráter de mobilização, as Feiras de Estágio realizadas em Vitória da Conquista (cinco edições), em Brumado (três), Jequié (duas) e uma em Itabuna. Esses eventos reuniram mais de 10.000 pessoas.

Em 2008, com a publicação da Lei nº 11.788, o Fórum realizou debates sobre a nova Lei de Estágio, em Salvador e no interior, que contribuíram para uma adequação mais rápida às novas demandas da Lei.

Para celebrar e reforçar a contribuição do estágio na formação profissional, o Fórum criou, em 2004, o Dia do Estagiário, comemorado em 18 de agosto em todo o Brasil.

Um importante marco nas ações do IEL e Fórum de Estágio foi a criação do Prêmio Melhores Práticas de Estágio, em 2004. O prêmio reconhece boas práticas de estágio nas empresas e auxilia as organizações a aprimorar programas de treinamento e formação profissional.

O prêmio ajudou a mudar a cultura de estágio nas empresas.  Ao participar do prêmio, a organização troca experiências, amplia redes de relacionamento e tem a chance de divulgar, na Bahia e nacionalmente, seus programas de estágio.

Todas essas ações contribuíram para o IEL na Bahia ser reconhecido nacionalmente como o regional mais atuante e com as melhores práticas. Devido ao sucesso na Bahia, em 2006, houve o lançamento do Prêmio Nacional e sua metodologia foi replicada nos demais estados.

As inscrições para a 10ª edição do prêmio estão abertas e seguem até 16 de abril. Podem concorrer empresas públicas ou privadas, de pequeno, médio ou grande portes do Estado. As empresas podem se inscrever pela internet, no site www.fieb.org.br/iel/melhorespraticas, onde encontram, também, o regulamento do concurso. O IEL-BA garante a confidencialidade das informações fornecidas.

 Edneide Lima é gerente de Estágio e Formação de Talentos do IEL/BA