FACULDADES

Centro Universitário Estácio da Bahia

ESTÁCIO FIB

 

 

Segundo curso de Publicidade e Propaganda a funcionar no estado, a instituição vem formando novos profissionais desde o final de 2001. Os egressos do curso de Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda da FIB deverão compreender a comunicação como uma importante ferramenta estratégica da mercadologia e as implicações sociais de sua utilização.

Deverão estar prontos para colocar seus conhecimentos a serviço do marketing com o objetivo de desenvolver as relações comerciais que permeiam a sociedade. O profissional de publicidade e propaganda a ser formado pela FIB possuirá ainda, conhecimentos técnicos e científicos que o habilitará a compreender a dimensão conceitual do discurso publicitário-contemporâneo.

Vagas: 100, nos turnos matutino e noturno
Regime letivo: semestral
Prazo mínimo: Oito semestres
Carga Horária: 2.820 Horas Aula
Diploma conferido: bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda
Local de Funcionamento: Rua Xingu, 179 – Jardim Atalaia
Telefone: (71) 2107-8100
www.fib.br

 

Faculdade Anísio Teixeira

faculdadeanisioteixeira

 

 

 

O objetivo principal do curso é formar profissionais que tenham conhecimento científico, técnico, artístico e estético necessários para a compreensão dos fenômenos da comunicação no sentido de se proporem soluções a partir do domínio desses conhecimentos. O curso formará profissionais com capacidade de gestão, empreendedores preparados para exercer funções de assessoramento, chefia, gerenciamento, direção de pesquisa e planejamento no âmbito da Publicidade e Propaganda.

Vagas: 100, no turno noturno
Regime letivo: semestral
Prazo mínimo: Oito semestres
Carga Horária: 2.952 Horas Aula
Diploma conferido: bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda
Local de Funcionamento: Rua Juracy Magalhães, 222 – Ponto Central – CEP 44032-620 – Feira de Santana – Ba
Telefone: 75 3616-9455
www.fat.edu.br

 

Faculdade da Cidade do Salvador – FCS

fcs

 

 

 

 

A Faculdade da Cidade, como é mais conhecida, é mantida pelo Instituto de Ensino Superior Metropolitano (IMES), e detém a posição de mais nova instituição da capital. Foi inaugurada no início de 2004, no esteio da isenções fiscais fornecidas pelo governo do estado para empresas que optaram por se instalar no Comércio, como forma de promover a revitalização do bairro. O curso de Publicidade e Propaganda divide o leque de habilitações em Comunicação Social oferecidas pela FCS, com Jornalismo, Moda e design de produtos.

O profissional de Publicidade e Propaganda formado pela Faculdade da Cidade do Salvador está capacitado para gerar negócios, planejar estratégias de comunicação, criar e desenvolver campanhas publicitárias lançando mão dos recursos disponibilizados pelas novas tecnologias de comunicação e informação, consoantes as peculiaridades impostas pelo mercado.

O profissional formado em Comunicação Social com habitação em Publicidade e Propaganda está apto a trabalhar com produção de comerciais, VT´s, mídia impressa, bem como atender às necessidade de informação publicitária e atendimento de clientela em ambiente de agências, produtoras, emissoras de rádio, TV, jornais e revistas, além de estar capacitado a lidar com a comunicação estratégica de empresas em geral, produção e divulgação de conteúdos audiovisuais e de mídia impressa, produção de eventos promocionais, etc, além de capacitar-se para utilização das novas tecnologias e redes de comunicação. A formação de Publicidade e Propaganda oferecida pela Faculdade da Cidade estimula o empreendedorismo como diferencial, capacitando o profissional também na gestão de empresas de assessoria e consultoria em comunicação.

Vagas: 100, nos turnos matutino e noturno
Regime letivo: semestral
Prazo mínimo: Oito semestres
Diploma conferido: bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda
Local de Funcionamento: Praça da Inglaterra, 02, Ed. Nobre – Comércio
Telefone: (71) 3254-6000
www.faculdadedacidade.edu.br

 

Faculdade Hélio Rocha

faculdadeheliorocha

 

 

 

Em 1984, o renomado professor Hélio Rocha criou o curso pré-vestibular Integral, posteriormente expandido para Colégio Integral. Cerca de 15 anos depois, era inaugurada a Faculdade Hélio Rocha. Reconhecido pelo Ministério da Educação com conceito de excelência, o curso de Publicidade e Propaganda apresenta disciplinas voltadas para as técnicas profissionais que a comunicação publicitária exige atualmente, como comunicação on-line, direção de arte publicitária, laboratório de editoração, design gráfico, contato e planejamento publicitário, produção gráfica, RTVC, mídia, fotografia, promoção de vendas, merchandising entre outras.

Na Faculdade Helio Rocha, o aluno dispõe de uma série de laboratórios especiais para essa capacitação técnica, como o laboratório de fotografia digital, preto e branco e a cores, o laboratório de rádio e televisão, o laboratório de informática com os principais softwares de tratamento de imagens, criação e layout e a agencia de publicidade experimental. Outro grande diferencial é o perfil do corpo docente, formados por /doutores, mestre e especialistas, que conseguem aliar a teoria com a visão prática do mercado.

Vagas: 60, no turno noturno
Regime letivo: semestral
Prazo mínimo: Oito semestres Diploma conferido: bacharel em Comunicação Sócia com habilitação em Publicidade e Propaganda
Carga horária: 2.880 Horas Aula
Local de Funcionamento: Rua Fernando Menezes Góes, 570 – Pituba
Telefone: (71) 2101-5000
www.heliorocha.com.br

 

Faculdade Ruy Barbosa – Devry

 Rui Barbosa / Devry

A qualidade de ensino da Ruy Barbosa | DeVry fez a faculdade ser a melhor colocada por 4 vezes consecutivas nos resultados do Índice Geral de Cursos – IGC do MEC. Faculdade é referência em ensino superior no Brasil, motivo de orgulho para funcionários, alunos, ex-alunos e para todos que fazem parte da empresa.

Curso de Publicidade e Propaganda em Salvador – Graduação
Grade e Corpo Docente: clique aqui
Duração do curso: 4 anos.
Turnos: manhã e noite.

Turnos: Vespertino e noturno
Regime letivo: semestral Prazo mínimo: Oito semestres
Diploma conferido: Graduação em Publicidade e Propaganda
Local de Funcionamento: R. Theodomiro Baptista, 422 – Rio Vermelho, Salvador – Bahia, 41940-320, 41940320 Salvador
Telefone: (071) 3205-1700
www.frb.edu.br

 

FTC

FTC

 

 

 

O Curso de Publicidade e propaganda – um dos 35 oferecidos pela FTC – conta com infra-estrutura composta por equipamentos de última geração e diversos laboratórios, a exemplo de cinema e vídeo, internet, redação e fotografia. A faculdade estimula os alunos através de programas de fomento à arte ao esporte, a exemplo do Pares e de da TV FTC, emissora integrada em sua maioria pelos alunos de comunicação social da faculdade. Criação, Produção Gráfica, Produção Eletrônica e Digital, Planejamento, Atendimento e Mídia. Para quem adora dar asas à imaginação e sonha em trabalhar com grandes veículos de comunicação, agregar valores a produtos e organizar grandes campanhas, o curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda da FTC é o caminho certo. A graduação fomenta a criatividade e versatilidade dos futuros profissionais e os mantêm antenados com as mais novas tendências do mercado publicitário.

Salvador
Vagas: 80, nos turnos matutino e noturno
Regime letivo: semestral
Prazo mínimo: Sete semestres
Diploma conferido: bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda
Carga horária: 2.700 Horas Aula
Local de Funcionamento: Avenida Luís Viana Filho, 8812 – Paralela
Telefone: (71) 3281-8000

Vitória da Conquista
Vagas: 50
Regime letivo: semetral
Prazo mínimo: Oito semestres
Diploma conferido: bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda
Carga horária: 2.880 Horas Aula
Local de Funcionamento: Rua Ubaldino Figueira, nº 200, Exposição
Telefone: (77) 3422-8813

Itabuna
Vagas: 50
Regime letivo: semestral
Prazo mínimo: Sete semestres
Diploma conferido: bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda
Carga horária: 2.700 Horas Aula
Local de Funcionamento: Praça José Bastos, nº 55 – Centro
Telefone: (73) 3214-6498
www.ftc.br

 

IBES/FACSAL

ibes

No curso de Publicidade e Propaganda do IBES, que se localiza em um novo campus no Imbuí, os alunos são levados a produzir enquanto aprendem e, durante esse processo, contam com estúdios de Rádio, Televisão, Fotografia e Informática, bem como com uma das melhores bibliotecas de publicidade e marketing de Salvador.

A Agência-Modelo P2 possui infraestrutura para criação e produção com o acompanhamento de professores orientadores, visando criar e veicular campanhas para clientes reais. O Ibeslabcom funciona como um laboratório de redes sociais e potencial canal de informação para os alunos. O curso também pratica parcerias com agências de publicidade e clientes locais para a realização de trabalhos interdisciplinares e eventos acadêmicos, agregando conhecimento e possibilitando estágios especializados. Dessa forma os alunos, ainda dentro da faculdade, podem ter contato direto com o mercado de trabalho e ter os seus trabalhos exibidos por ele. Os professores também são outro grande diferencial do curso: todos atuam no mercado de trabalho e acabam por inserir os próprios alunos no mesmo.

Todos os alunos são estimulados a participar de prêmios de publicidade como forma de exercício de aprendizado e de valorização do próprio currículo. Dentro dessa máxima, o curso foi finalista em 5 das 8 edições do mais importante prêmio de publicidade do Norte/Nordeste, o Bahia Recall, sendo o único curso da Bahia Tricampeão neste prêmio. Também fomos finalistas no concurso promovido pela Central de Outdoor e em 2011 alcançamos o terceiro lugar em planejamento e prêmio destaque em aproveitamento de verba pelo PROMOJOB. Prova de que, no IBES, você aprende a fazer bem-feito.

Em 2007 o curso foi considerado um dos melhores do Brasil pelo ranking do Guia do Estudante da Editora Abril, além de ter alcançado o excelente conceito 4 na avaliação do Enade.

Vagas: 100, no turno noturno
Regime letivo: semestral
Prazo mínimo: Oito semestres
Diploma conferido: bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda
Carga horária: 2.700 Horas Aula
Local de Funcionamento: Av. Jorge Amado, 780 – Imbuí – Salvador/BA
Telefone: (71) 3496-4050
www.ibes.edu.br

 

Universidade Católica do Salvador – UCSAL

UCSAL

Trata-se do mais antigo curso de Publicidade e Propaganda no estado. Iniciado em 1991, o curso foi o celeiro de formação de grande parte dos novos profissionais que atuam hoje no mercado publicitário baiano. É uma das quatro instituições baianas a possuir reconhecimento do MEC para a área, obtido em novembro de 1997. O curso de Publicidade e Propaganda tem por objetivo fornecer conhecimentos, teorias e técnicas que contemplem todas as áreas fundamentais da Publicidade e Propaganda. Ele capacita o futuro profissional a orientar, projetar e executar a criação, produção e distribuição de peças e campanhas publicitárias nas diversas mídias disponíveis, de acordo com os recursos tecnológicos atuais. Habilita-o na elaboração de planos para definição de estratégias e táticas mercadológicas e comunicacionais voltadas à solução de problemas de mercado e da relação da comunicação com este. O profissional de comunicação, habilitado em publicidade e propaganda pela UCSal, tem também como campo de atuação os departamentos de marketing e propaganda dos clientes anunciantes, agências de propaganda, departamentos comerciais dos veículos de comunicação publicitária, fornecedores de serviço do mercado publicitário, agenciadores autônomos, podendo atuar ainda como representantes de veículos de comunicação.

Vagas: 150, nos turnos matutino, vespertino e noturno
Prazo mínimo: Oito semestres
Regime letivo: semestral
Diploma conferido: bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda
Carga horária: 2.750 Horas Aula
Local de Funcionamento: Instituto de Letras – Campus da Lapa. Avenida Joana Angélica, S/N – Centro
Telefone: (71) 3324-7500

www.ucsal.br

 

 

Universidade de Ensino Superior de Feira de Santana – UNEF

UNEF

 

A Unef foi criada como braço no ensino superior do tradicional colégio feirense Santo Antônio, entidade com mais de 40 anos de existência e ligada à Ordem dos Frades Capuchinhos. O curso entrou em funcionamento em 2002 e, além da preparação para o mercado de trabalho convencional, o curso da UNEF pretende seguir um ideal de motivar os futuros profissionais a práticas comunicacionais voltadas para projetos populares, comunitários, inserindo-se também no processo de regionalização e segmentação dos meios de comunicação. A UNEF pretende formar profissionais com conhecimento teórico e prático que contribuam com a melhor aplicação dos conceitos apreendidos em sala de aula, no cotidiano da área de Publicidade e Propaganda.Diante do surgimento da sociedade de massa, do monopólio da informação e de práticas políticas que se utilizam desta interação entre teoria e prática como instrumentos de controle social, o Curso de Comunicação Social deve contribuir para desvelar esta realidade de concentração de poder e formar profissionais que tenham o compromisso ético de se indignarem perante toda a situação que prejudique o exercício da cidadania, buscando mudanças para essa situação.

Vagas: 100, nos turnos vespertino e noturno
Regime letivo: semestral Prazo mínimo: Oito semestres
Diploma conferido: bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda
Local de Funcionamento: Avenida Presidente Dutra, s/n – Capuchinhos
Telefone: (75) 3625-0051
www.unef.edu.br

 

UNIFACS

UNIFACS

 

 

 

Com 10 anos de existência, o Curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da UNIFACS é direcionado para quem deseja se consolidar como um profissional criativo e estratégico, sempre com foco em soluções e em resultados. Para tal, envolve disciplinas como Planejamento Estratégico, Criação Publicitária, Direção de Arte, Mídia, Redação Publicitária, Produção em Rádio e Televisão, Produção Gráfica, Fotografia Publicitária, Marketing, Propaganda em Tecnologias Emergentes, Ferramentas de Comunicação, Gestão da Inovação, entre outras. Com duração de sete semestres, o Curso, além do foco na formação do profissional com habilidades criativas, estratégicas e de gestão, possui ainda uma relevante influência na formação humanística, abordada através das disciplinas do eixo de formação básica. Muito além da sala de aula, o Curso busca constantemente a aproximação com o mercado de atuação desse profissional e isso se dá através de atividades extracurriculares e também através da aproximação com os demais cursos de comunicação e afins da Instituição – Relações Públicas, Comunicação e Marketing – modalidade presencial e à distância –, Design e Eventos. Tudo isso busca agregar à formação desse aluno uma visão multidisciplinar, capacitando-o a atender à necessidade, cada vez mais latente, pela oferta de ações em comunicação integrada.

Vagas: 150, nos turnos matutino, vespertino e noturno
Regime letivo: anual
Prazo mínimo: três anos e meio
Diploma conferido: bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda
Carga horária: 2.930 Horas Aula
Local de Funcionamento: Avenida Jorge Amado, S/N – Imbui
Telefone: (71) 3206-6762
www.unifacs.br

 

UNIJORGE – SALVADOR

UNIJORGE

 

 

 

O curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, com reconhecida qualidade acadêmica, tem foco na formação de um Gestor da Comunicação. Um profissional que possa desenvolver a comunicação de forma integrada com uma visão capaz de compreender desde o planejamento até a divulgação de uma idéia/produto e que tenha condições de enxergar a comunicação de forma empreendedora, criativa e estratégica. Possui matriz curricular ampla, tendo disciplinas teóricas e práticas que exercitam a visão do marketing tais como: marketing de nichos, gerência de marcas, lançamento de novos produtos, gestão de negócios publicitários; e disciplinas mais conceituais como estética, semiótica, história das artes. A instituição ainda possui um Núcleo de Práticas Comunicacionais – NUPRAC, onde o aluno pode vivenciar na prática as atividades da sua futura vida profissional, passando por todas as etapas de planejamento e criação de campanhas publicitárias.

Vagas: 100 por semestre, sendo 50 por turno
Regime letivo: Semestral
Prazo mínimo: 4 anos
Diploma conferido: Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda
Carga horária: 3.000 Horas Aula
Local de Funcionamento: Av. Luis Viana, nº 6775 – Paralela
Telefone: (71) 3206-8004
www.jorgeamado.edu.br

 

UNIME

UNIME

 

 

 

Criado em 2002, o curso de Publicidade e Propaganda da faculdade Unime inovou ao lançar a Agência Experimental (AE), núcleo voltado exclusivamente para a formação prática dos futuros publicitários e que comporta uma estrutura semelhantes a das agências de publicidade, com aptidão para desenvolver campanhas e peças. O curso visa formar profissionais com capacidade de análise estratégica do mercado, com conhecimento em comunicação social e domínio de técnicas para desenvolvimento das ações publicitárias.

Vagas: 100, no turno noturno
Regime letivo: semestral
Prazo mínimo: Oito semestres
Carga Horária: 2.900 Horas Aula
Diploma conferido: bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda
Local de Funcionamento: Avenida Luís Tarquínio Pontes, 600 – Centro – Lauro de Freitas
Telefone: (71) 3378-8900
www.unime.com.br